(12) 3937-5388 / (12) 98895-1591 Pq. Industrial | (12) 3911-6269 / (12) 98857-1074 Vila Ema | ATENDIMENTO 24H
Saúde felina

Nossas amiguinhas também precisam de cuidados especiais. O pré-natal para pets é fundamental

 

Tem gatas ou cadelas em casa? Com certeza já passou pela cabeça como seriam fofinhos os filhotes das suas pets.

Mas não pense que os cuidados com a gestação dos animais são diferentes dos nossos: muito mimo, ração diferenciada, exames pré-natais e ultrassom.

Tudo que para que o momento do parto seja tranquilo e sua pet fique muito bem para curtir os filhotes.

Os cuidados com o pré-natal começam antes de programar a cruza dos animais. Verificar se as vacinas estão em dia, vermifugar. Exames de sangue para checar possíveis doenças e tudo pronto!

 

 

  • A gestação
  • Cuidados
  • Parto
  • Pós-parto

 

 

A gestação

 

A duração da gestação de cadelas é de 58 a 64 dias e de gatas de 60 a 65 dias em média. Nesse período elas ficam mais manhosas, buscando carinho, um pouco mais lentas que o normal.

Também pudera, não estão gestando um ou dois filhotes, mas vários! E isso exige muito do organismo das pets.

A confirmação da gestação pode ser feita 20 ou 30 dias após o cruzamento, quando é possível fazer uma ultrassonografia abdominal para ver a saúde da mamãe e situação dos filhotes.

A repetição do exame é feita no 45º dia, quando é possível ver a posição dos filhotes e se será possível um parto natural (em casa), assistido (na maternidade) ou cesárea.

O pré-natal para pets é muito útil para saber a idade gestacional e estima a data provável do parto. Essa determinação é feita através de medidas feitas e aparecimento de órgãos como rins e intestinos.

Os sintomas das gestação em cadelas e gatas são aumento do volume abdominal, aumento das mamas e cansaço.

 

 

Cuidados

 

As fêmeas devem ser privadas de situações estressantes e esforço físico. As cadelas podem continuar com sua rotina de passeios, que devem ser mais curtos. Já para as gatas, procure facilitar a sua movimentação pela casa.

Rações especiais, com mais proteínas e vitaminas também são indicadas para uma alimentação reforçada.

 

 

Parto

 

Preparar o cantinho especial que receberá a pet para o momento tão especial é importante para ela e para a família. Demonstra carinho. Deixe tudo confortável e seguro, com os objetos favoritos dela por perto.

Leve as pets para as consultas com o veterinário, de acordo com o agendado. Eles são os profissionais que darão as melhores orientações sobre como agir durante o parto delas.

No dia do parto, fique ligado: as cadelas, 24 horas antes do parto, começam a expelir uma secreção esverdeada pela vulva. As gatas ficam inquietas e buscam um “ninho”.

Geralmente, animais maiores têm mais facilidade no momento da expulsão. Converse com o veterinário para ver se precisarão de acompanhamento médico durante o parto ou não.

Caso o parto aconteça em casa, não se preocupe: sua atuação será somente de olhar e dizer boas palavras para sua pet. Não precisa tracionar os filhotes, ou rasgar a bolsa. Elas sabem exatamente o que fazer.

 

 

Pós-parto

 

O cuidado com o pós-parto das pets é importantíssimo. O primeiros passos são cuidar da higiene dela depois do parto e da limpeza da caminha em que ficará com os filhotes. Separe a mãe e filhotes de outros animais da casa, para evitar doença ou possíveis agressões.

Os filhotes nascem de olhos fechados, que se abrirão depois de 15 a 20 dias de vida. Portanto eles não devem ser separados da mãe em nenhum momento.

Durante esse período pós-parto, os cuidados com as mães continuam: as mamas podem desenvolver mastite (inflamação dos ductos das mamas), e o acompanhamento médico é importante para que mãe e filhos possam desenvolver uma vida saudável.

Ter uma mamãe em casa é maravilhoso, então aproveite todos os momentos!

 

 

 

Fique por dentro das dicas sobre o mundo incrível dos animais. Siga-nos nas redes sociais

https://www.facebook.com/clinicacarinhodebicho/

Instagram: @carinhodebichohospital